domingo, 27 de janeiro de 2013

Ícaro e Dédalo



Na mitologia grega Ícaro era filho de Dédalo, um renomeável artesão de Atenas.
Dédalo,seu pai, recebeu de Minos, rei da ilha de Creta, a tarefa de prender o minotauro(criatura metade homem e metade touro). Porém cumprida a tarefa, Dédalo deu à filha do rei um novelo de linha para ajudar Teseu, um inimigo de Minos, a sobreviver ao labirinto e derrotar o minotauro.
Como castigo foi aprisionado numa torre juntamente com seu filho Ícaro, de onde não poderia sair por mar, pois o rei mantinha severa vigilância sobre todos os barcos que partiam, não permitindo que se fossem antes de uma rigorosa revista.
Muito talentoso, Dédalo confeccionou dois pares de asas, usando penas e cera, para ele e seu filho. Antes de deixarem a ilha, Dédalo avisou ao seu filho que não deveria voar tão próximo ao sol, pois o calor derreteria a cera e nem tão rente ao mar, pois a umidade deixaria as asas mais pesadas levando-o a cair.
Graças a enorme liberdade que voar deu a Ícaro, este por curiosidade cruzou o céu, porém o fez rente ao sol que derreteu a cera. Ícaro continuou voando mais logo percebeu que já não lhe sobrara nenhuma pena em suas asas e que ele estava batendo apenas os seus próprios braços. E assim ìcaro caiu no mar numa região que recebeu o nome dele - o mar Ícaro.
Conta-se numa outra versão da lenda que seu pai sobreviveu e chegando a Sicília foi acolhido pelo rei Cocálo.
Enquanto que a ousadia de Ícaro é certamente um dos mais importantes aspectos da mente humana, é também necessário viver com a prudência de Dédalo, sem a qual algumas decisões se podem tornar muito perigosas. Há que saber quando se deve arriscar e quando se devem retrair os impulsos curiosos, e acaba por ser essa uma das mais importantes lições a tirar deste mito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário