sábado, 26 de janeiro de 2013

Urano e Gaia

Gaia e Urano são divindades da mitologia grega. Urano era filho de Gaia e mais tarde se casou com ela. Gaia representava a Terra e seu marido Urano, o Céu. Tiveram doze lindos filhos, os Titãs.
Mas depois Gaia deu à luz mais filhos, que não eram bonitos: os três Cíclopes, com um único olho o meio da testa; e os três Hecantonquinos, monstros de cinquenta cabeças e cem braços. Urano, enraivecido, encerrou todos eles no Tártaro, local que ficava nas profundezas do Mundo Subterrâneo.
Gaia ficou muito zangada, pois amava igualmente a todos os seus filhos, não importava a aparência deles; e jurou castigar Urano. Ela deu uma foice de pedra a Cronos, o mais novo dos Titãs, e mandou-o combater o próprio pai.
Cronos ficou apavorado, mas ele amava a mãe e sempre a obedecia. Assim, escondeu-se numa dobra do manto do pai e esperou o momento oportuno; então, com a foice, abriu uma ferida tão grande em Urano, que este fugiu para a parte mais distante dos céus, e nunca mais voltou.
Gaia então se casou com Ponto, o Mar, que lhe cobriu o corpo com suas belas águas; e ela deu à luz árvores e flores, animais e pássaros, e todo tipo de criatura, inclusive os seres humanos.

14 comentários:

  1. obrigada precisava disso para a escola!!!!

    ResponderExcluir
  2. bom texto, ele vai me ajudar bastante. eu estava em busca de um texto sobre urano e gaia para a escola, mas agora eu encontrei o que eu procurava. obrigado !!!!

    ResponderExcluir
  3. melhor texto de gaia e urano

    ResponderExcluir
  4. Valeu por esse texto precisava disso para a escola muito obrigado

    ResponderExcluir
  5. se urano erao ceu como ele foi para o mais longe dele mesmo sem sentido na real a foice foi paracastralo e separar ele de gaia a terra... assim a terra se separou do ceu eu acho que foi assim na real

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Certíssimo mano, e em seguida não se casou com Ponto e sim com Cronos e deram origem aos Deuses(Zeus, Poseidon, Hades, Hera, Héstia e Demeter).

      Excluir
  6. A história ta um pouco diferente da que a minha prof me contou

    ResponderExcluir
  7. Eu não acredito nisso,mas, obrigada isso me ajudou muito no meu trabalho de filosofia

    ResponderExcluir